6 de abril de 2011

RAPHAEL KARAN - MONTEIRO LOBATO - pt2

Em 1920 lançou “A Menina do Nariz Arrebitado”conseguindo sua adoção em escolas e uma edição recorde de 50.000 exemplares.
Dois anos mais tarde, monta em São Paulo, o maior parque gráfico da América Latina, em um prédio com 5 mil metros quadrados. Porém, em 5 de Julho de 1924, eclode a “Revolta Paulista” reprimida com um bombardeio que atingiu vários pontos da cidade, dentre eles o bairro do Brás, onde se localizava a empresa de Lobato, paralizando suas atividades por sessenta dias. Após a retirada dos rebeldes a 27 de julho, Presidente da Republica da época, Artur Bernardes, inicia uma série de ações repressivas, ordenando a prisão de Macedo Soares, presidente da Cia. Gráfico-Editora Monteiro Lobato, acusado de ligações com os revoltosos.
Museu Monteiro Lobato
No dia do aniversário de Bernardes, Lobato envia carta ao presidente em que faz um balanço dos acontecimentos e discute o sistema eleitoral vigente. Com o título "O voto secreto", o texto transforma-se num panfleto, largamente distribuído. Artur Bernardes reage e manda suspender todas as encomendas de livros escolares que a Empresa imprimia e distribuía.
O fim agonizante da Cia. Gráfico-Editora Monteiro Lobato, abalada pelas dívidas contraídas para importação de maquinário, falta de energia elétrica devido a forte seca, que permitia que o maquinário funcionasse somente dois dias por semana e a desvalorização cambial promovida por Bernardes, chega em Julho de 1925.
Lobato porém, abre outra empresa, a Cia. Editora Nacional  desta vez no Rio de Janeiro, e também tem êxito com suas publicações.
Continuou escrevendo livros infantis obtendo grande sucesso de público, especialmente com Narizinho, Dona Benta, Pedrinho, Tia Nastácia, o boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, Emília, a boneca de pano e o Marquês de Rabicó.
Monteiro Lobato também aliava personagens brasileiros a outros tantos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. Também foi pioneiro na literatura paradidática, ensinando história, geografia e matemática, de forma divertida.

Paisagem Rural em Taubaté
Monteiro lobato não se intimidava frente aos poderosos e fazia valer suas convicções. Escreveu ele em 1914: “Viver a sua vida é o supremo programa da vida. (...) alguns representantes dessa classe de privilegiados (...) criam os deuses à sua imagem e caminham na vida como franco-atiradores, vendo de longe o desfile dos batalhões cerrados que ao som dos tambores da Moral e da Religião marcham suarentos para o grande destino comum da morte. Nós também vamos para lá - mas em nenhum passo de ganso. (...) O que não somos nunca é ovelha - fiel ovelha do Santo Padre, de Sua. Majestade o Rei, do Partido, da Convenção Social, dos Códigos da Moral Absoluta, do Batalhão e de tudo que mata a personalidade das criaturas e as transforma em números".
Em 1927, o então Presidente da republica recém empossado, Washington Luís, reconhecendo nele um representante promissor dos interesses culturais do país, nomeou-o adido comercial nos Estados Unidos.
Entusiasmado com o progresso material que viu nos Estados Unidos, passou a acompanhar todas as inovações tecnológicas estadunidenses e fez de tudo para convencer o governo brasileiro a propiciar a criação de atividades semelhantes no Brasil. Empenhado em transformar o Brasil num país próspero, trouxe idéias para explorar o ferro e petróleo e a construção de estradas para o escoamento destes produtos.